segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aristides de Sousa Mendes - Para que nos servem os Heróis?

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Para que nos servem os heróis?

Momentos que não são ficção



Jerusalém, Fevereiro de 2005, Museu do Holocausto, Yad Vashem. São 10 horas da manhã, e no imenso edifício em que se situam os serviços de acolhimento aos visitantes, algumas centenas de pessoas já se cruzam, preparando-se para a visita, ou complementando-a desde logo com informações que retiram dos expositores, apresentados em vários idiomas. No entanto, a cena mostra-se bastante irreal. Porque, embora as pessoas sejam em número elevado, e o movimento seja vivo, a impressão que tenho é a de que estou a assistir a um filme mudo, ou então que ensurdeci de repente. Na verdade, ainda que a maior parte dos visitantes sejam jovens e adolescentes de escolas em visita de estudo, propensos a uma actividade naturalmente mais solta, o certo é que o ruído produzido é mínimo, quase parecendo que alguém rodou um hipotético botão do volume na sala. Respira-se respeito. Não posso deixar de pensar que muitos daqueles miúdos de mochila às costas irão ver o seu nome de família escrito em algumas paredes e memoriais do Museu, pela pior das razões: eles viveram o Holocausto.
No balcão de informações, atende-me uma senhora com um sorriso q.b., o necessário e suficiente. Pergunto-lhe em que parte dos jardins fica "a árvore de Aristides de Sousa Mendes". Olha-me, lança um "Ôh!" involuntário que a parece transportar para um plano de maior respeito ainda, enquanto mergulha num mapa do Museu. Entendeu que venho por Aristides, porque também sou português. E, enquanto me traça num mapa, com uma esferográfica, o caminho que terei de fazer até à árvore (ver foto) , amavelmente vai falando do homem que, das 30.000 vidas que salvou, cerca de 10.000 pertenciam ao seu próprio povo.


Lisboa, Julho de 2008, átrio da estação do Metropolitano do Parque. São 8 horas da manhã, e o átrio da estação é cruzado em todas as direcções por passageiros que começam o seu dia de trabalho. À direita de quem entra, a meio caminho das bilheteiras, uma coluna de pedra com sensivelmente um metro e oitenta de altura chama a atenção pelo buraco que a atravessa de lado a lado quase à altura dos olhos. Iluminada por uma lâmpada que aponta para o interior do bloco, é possível ver-se uma medalha que ostenta o nome de Aristides de Sousa Mendes.
De máquina fotográfica em punho, sou logo marcado por uma solícita funcionária que me informa que "as fotografias dentro das instalações do Metro não não permitidas". "São ordens!". Obediente, guardo a "arma", e passo à abordagem da "informação". "Por que está a medalha ali?", "Há alguma relação de Sousa Mendes com o Parque?". "Porquê o Metro?" *. A funcionária vai justificando que "trabalha ali há já algum tempo, mas que não sabe muito acerca daquele senhor". A conversa torna-se difícil, porque, para além da evidente esterilidade que a rodeia, as pessoas que entram no átrio persistem em querer atropelar-nos. Afastamo-nos para um canto, para me aperceber então que não sendo mais nós o estorvo, passou a sê-lo a coluna, que, entretanto, aguentava firme no meio do caminho dos que queriam servir-se das máquinas. Não pude deixar de notar que, durante toda esta aventura, ninguém parou ou sequer abrandou, com curiosidade para se certificar do conteúdo da coluna de pedra. E alguns questionários improvisados acerca do assunto, mostraram-me que quase ninguém sabe que naquele átrio se encontra uma medalha de homenagem a Aristides de Sousa Mendes.
O mais fora do edifício que me foi possível, tirei um boneco da "homenagem portuguesa" a este nobre português (ver foto). Pobre Aristides. Em Israel é um herói (re)conhecido. No seu próprio país, é um "atraso de vida". Pobres de nós...

Eduardo Fidalgo



* No 26 de Março de 1995, em Lisboa, a Fundação, "Pro Dignitate" e a administração do Metropolitano de Lisboa homenagearam Aristides de Sousa Mendes, na Estação Parque. Com efeito a estação é dedicada à Declaração Universal dos Direitos do Homem. O Memorial está situado no átrio de entrada da estação. Esta obra, da autoria do escultor João Cutileiro, consiste numa coluna paralelipipédica em pedra-lioz contendo, no interior de uma abertura cilíndrica que a atravessa de lado a lado, uma medalha representando a silhueta de "um Homem Só" simbolizando a cruzada solitária da figura heróica que foi Aristides de Sousa Mendes.
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