sexta-feira, 27 de março de 2009

Contribuintes para um Futuro Melhor

.
.


Contribuintes para um Futuro Melhor

É usual observarmos homens e mulheres com capacidades acima da média servirem a Humanidade, serviço que se traduz muitas vezes em vidas inteiras investidas e gastas em favor do bem comum. Seja por usufruirem de recursos inesgotáveis, com condições excelentes para desenvolver o seu trabalho, seja porque a vida os dotou de talentos únicos, seja por todas essas razões juntas, certo é que a História tem-se cruzado com homens e mulheres que se revelam autênticos marcos no desenvolvimento humano, rumo a um futuro melhor.
Prémio Nobel, símbolo de excelência a nível mundial
Quando a Humanidade não é cega, nem surda, nem cínica para com o que acontece à sua volta, reconhece os seus maiores valores. E fá-lo através de homenagens, títulos e galardões que distinguem universalmente os que o merecem, sendo o Prémio Nobel, sem dúvida, o expoente máximo de todas as dintinções.
Os Nobel surgiram no ano de 1901. Mas foi em 1895 que Alfred Nobel, cientista sueco, autor e pacifista, lançou as bases económicas para que fosse estabelecido um prémio nas áreas da Medicina, Física, Química, Literatura e Paz (O Nobel da Economia começou a ser atribuído somente a partir de 1969).
Será que Alfred Nobel entendeu a dimensão que o seu gesto de então teria no futuro? Com o seu testamento, criou condições para que a sua fortuna pessoal fosse usada na criação de uma Fundação que gere ainda hoje essa riqueza. Na verdade, para os poucos que têm tido a honra de ver o seu nome inscrito naquela que é uma galeria de homens e mulheres notáveis, a imortalidade dos seus feitos está garantida.
.

Sem comentários: