Segredos e Lendas debaixo da Cidade Velha
Como abertura deste espaço – Viagens na minha terra – iremos até um lugar muito especial. Especial, até mesmo porque não faz parte do itinerário normal dos que viajam até à Terra Santa. É daqueles lugares que só se visitam quando já se conhece quase tudo o que é emblemático, e vem nos livros. Situa-se a escassos metros da Porta de Damasco, no limite da muralha da Cidade Velha de Jerusalém. Em rigor, debaixo dela.
Assim que soube da sua existência, conhecer a Caverna de Zedequias passou a fazer parte da minha lista de prioridades. O que li e ouvi acerca deste lugar foi suficiente para criar em mim um desejo muito forte de o tentar ver e entender. Em Janeiro deste ano, consegui, e posso dizer que foi um dos momentos mais íntimos que já desfrutei em Israel. Talvez o silêncio do lugar, contrastando com a minha constante indagação àquelas pedras acerca das histórias que têm para contar ou talvez a sua grandiosidade esmagadora (literalmente...), fazem deste lugar um lugar ímpar. Muito pertinho do turismo de massas que agride e suga Jerusalém, está, no entanto, suficientemente longe para que os seus efeitos se façam sentir ali.
Bem nas entranhas da terra, a História convida-nos a sonhar: Uma antiga pedreira, o caminho secreto usado na fuga do último rei de Israel, ou muito mais que isso...?
Assim que soube da sua existência, conhecer a Caverna de Zedequias passou a fazer parte da minha lista de prioridades. O que li e ouvi acerca deste lugar foi suficiente para criar em mim um desejo muito forte de o tentar ver e entender. Em Janeiro deste ano, consegui, e posso dizer que foi um dos momentos mais íntimos que já desfrutei em Israel. Talvez o silêncio do lugar, contrastando com a minha constante indagação àquelas pedras acerca das histórias que têm para contar ou talvez a sua grandiosidade esmagadora (literalmente...), fazem deste lugar um lugar ímpar. Muito pertinho do turismo de massas que agride e suga Jerusalém, está, no entanto, suficientemente longe para que os seus efeitos se façam sentir ali.
Bem nas entranhas da terra, a História convida-nos a sonhar: Uma antiga pedreira, o caminho secreto usado na fuga do último rei de Israel, ou muito mais que isso...?
A descoberta
Algumas das descobertas arqueológicas mais fascinantes na Terra de Israel foram resultado de circunstâncias fortuitas. A Caverna de Zedequias é uma dessas descobertas. No inverno do ano de 1854, o Dr. James Turner Barclay (1807-1874), um distinto erudito americano, na época a trabalhar em Jerusalém, passeava com o seu filho em dia de algum sol, fora das muralhas da Cidade Velha. Estavam perto da Porta de Damasco, e o cão da família corria à sua volta, divertindo-se, aproveitando a liberdade que o momento lhe oferecia. O passeio estava a ser agradável, até que, de repente, o cão desapareceu. O Dr. Barcley chamou-o repetidamente, assobiando do mesmo modo pelo qual o animal estava habituado a reconhecê-lo, mas não obteve nenhuma resposta. Tanto ele como o seu filho continuaram à procura do bicho, sem qualquer resultado. A dada altura, junto à zona rochosa onde as muralhas estavam edificadas, o rapaz penetrou a custo numa cova – que era na verdade uma cisterna profunda que recebia as águas das últimas chuvas – e ficou surpreendido quando, lá bem do fundo da terra, ouviu o seu cachorro a ladrar. Entrando da mesma forma que o filho, o Dr. Barcley pôde perceber que se encontravam numa caverna – escura, e ao que parecia, enorme. Desta forma, ao cão aventureiro do Dr. Barcley é atribuída a redescoberta da maior gruta artificial alguma vez encontrada em Israel. Voltando na noite seguinte, desta vez com meios de exploração, James Turner Barcley percebeu imediatamente a dimensão e importância daquele lugar. E dias depois, apresentou ao mundo a Caverna de Zedequias.
Algumas das descobertas arqueológicas mais fascinantes na Terra de Israel foram resultado de circunstâncias fortuitas. A Caverna de Zedequias é uma dessas descobertas. No inverno do ano de 1854, o Dr. James Turner Barclay (1807-1874), um distinto erudito americano, na época a trabalhar em Jerusalém, passeava com o seu filho em dia de algum sol, fora das muralhas da Cidade Velha. Estavam perto da Porta de Damasco, e o cão da família corria à sua volta, divertindo-se, aproveitando a liberdade que o momento lhe oferecia. O passeio estava a ser agradável, até que, de repente, o cão desapareceu. O Dr. Barcley chamou-o repetidamente, assobiando do mesmo modo pelo qual o animal estava habituado a reconhecê-lo, mas não obteve nenhuma resposta. Tanto ele como o seu filho continuaram à procura do bicho, sem qualquer resultado. A dada altura, junto à zona rochosa onde as muralhas estavam edificadas, o rapaz penetrou a custo numa cova – que era na verdade uma cisterna profunda que recebia as águas das últimas chuvas – e ficou surpreendido quando, lá bem do fundo da terra, ouviu o seu cachorro a ladrar. Entrando da mesma forma que o filho, o Dr. Barcley pôde perceber que se encontravam numa caverna – escura, e ao que parecia, enorme. Desta forma, ao cão aventureiro do Dr. Barcley é atribuída a redescoberta da maior gruta artificial alguma vez encontrada em Israel. Voltando na noite seguinte, desta vez com meios de exploração, James Turner Barcley percebeu imediatamente a dimensão e importância daquele lugar. E dias depois, apresentou ao mundo a Caverna de Zedequias.
A caverna esquecida
Embora a opinião não seja consensual, crê-se que foi durante a construção das muralhas da cidade por Solimão II (1495-1566), o Magnífico, Sultão do Império Otomano, que a Caverna de Zedequias foi bloqueada com grandes pedras, de modo a impedir que se tornasse num elo fraco na estrutura de fortificações da cidade. Permaneceu selada até à sua redescoberta no inverno de 1854. Durante o Mandato Britânico (1917-1947) foi aberta ao público. Durante a II Guerra Mundial foi adaptada como abrigo, para a eventualidade de bombardeamentos alemães ou italianos. Sob o governo Jordano foi novamente fechada, e reaberta depois da Guerra dos Seis Dias (1967), já sob controle israelita.
Embora a opinião não seja consensual, crê-se que foi durante a construção das muralhas da cidade por Solimão II (1495-1566), o Magnífico, Sultão do Império Otomano, que a Caverna de Zedequias foi bloqueada com grandes pedras, de modo a impedir que se tornasse num elo fraco na estrutura de fortificações da cidade. Permaneceu selada até à sua redescoberta no inverno de 1854. Durante o Mandato Britânico (1917-1947) foi aberta ao público. Durante a II Guerra Mundial foi adaptada como abrigo, para a eventualidade de bombardeamentos alemães ou italianos. Sob o governo Jordano foi novamente fechada, e reaberta depois da Guerra dos Seis Dias (1967), já sob controle israelita.
Aspecto e dimensões
A gruta é, na verdade, uma enorme pedreira de onde foram retiradas, durante anos, as pedras necessárias à construção de grande parte dos edifícios nobres da Cidade de Jerusalém. Como já pudemos perceber, a boca da gruta situa-se muito perto da Porta de Damasco, junto às rochas que servem de fundação à muralha da cidade, estendendo-se por baixo dela, para sul. Os pilares que se observam não são senão partes da caverna de onde não foi extraída qualquer matéria-prima, de modo a servirem de suporte aos milhares e milhares de toneladas que lhe estão por cima. A gruta tem uma área de 9.000 metros quadrados. Mede 230 metros de comprimento (ainda que galerias recentemente descobertas quadrupliquem este valor), e excede os 100 metros de largura máxima. A altura média é de 15 metros, ou seja, a correspondente a um prédio de 4 andares. A espessura de rocha que vai do tecto da caverna até às fundações da cidade acima de si, é de 10 metros.
A pedreira subterrânea mais importante de Israel
A proximidade da pedreira em relação à cidade, e o facto de se encontrar numa gruta, provendo aos trabalhadores uma defesa natural contra o sol escaldante do verão, deram a este lugar argumentos suficientes para a transformarem na pedreira subterrânea mais importante do país. Por outro lado, a qualidade da pedra dali retirada é excelente. Grande parte pertence ao tipo que em árabe se designa por "Melekeh", ou seja, "real". E fazendo jus ao seu nome, ela foi realmente usada na construção dos edifícios reais da cidade, sendo o Monte do Templo o exemplo maior.
A proximidade da pedreira em relação à cidade, e o facto de se encontrar numa gruta, provendo aos trabalhadores uma defesa natural contra o sol escaldante do verão, deram a este lugar argumentos suficientes para a transformarem na pedreira subterrânea mais importante do país. Por outro lado, a qualidade da pedra dali retirada é excelente. Grande parte pertence ao tipo que em árabe se designa por "Melekeh", ou seja, "real". E fazendo jus ao seu nome, ela foi realmente usada na construção dos edifícios reais da cidade, sendo o Monte do Templo o exemplo maior.
Os primeiros trabalhadores da pedreira
Quem foram os primeiros trabalhadores destas pedreiras? Teriam sido os construtores do rei Salomão? A Bíblia relata: "Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que cortavam nas montanhas. Afora os chefes dos oficiais de Salomão, os quais estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, que davam as ordens ao povo que fazia aquela obra. E mandou o rei que trouxessem pedras grandes e pedras preciosas, pedras lavradas, para fundarem a casa." – I Reis 5:15-17
Estes versículos desde sempre intrigaram os eruditos. Alguns, sugeriram mesmo que a proximidade do Monte Moriá e Ofel com a Caverna de Zedequias terá levado Salomão a utilizar preferencialmente esta fonte de matéria-prima, de fácil acesso e transporte para as suas construções. E é dessa forma que surge o outro nome pelo qual a caverna é conhecida: As Pedreiras do Rei Salomão. No entanto, nada disso foi provado até agora.
Quem foram os primeiros trabalhadores destas pedreiras? Teriam sido os construtores do rei Salomão? A Bíblia relata: "Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que cortavam nas montanhas. Afora os chefes dos oficiais de Salomão, os quais estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, que davam as ordens ao povo que fazia aquela obra. E mandou o rei que trouxessem pedras grandes e pedras preciosas, pedras lavradas, para fundarem a casa." – I Reis 5:15-17
Estes versículos desde sempre intrigaram os eruditos. Alguns, sugeriram mesmo que a proximidade do Monte Moriá e Ofel com a Caverna de Zedequias terá levado Salomão a utilizar preferencialmente esta fonte de matéria-prima, de fácil acesso e transporte para as suas construções. E é dessa forma que surge o outro nome pelo qual a caverna é conhecida: As Pedreiras do Rei Salomão. No entanto, nada disso foi provado até agora.
Realidade e a tradição misturam-se
Outros, preferem ligar este lugar à memória do último rei de Judá – Zedequias – , na sua fuga em direcção às campinas de Jericó, perante um rei Nabucodonosor vitorioso. "No mês quarto, aos nove do mês, quando a fome prevalecia na cidade, e o povo da terra não tinha pão, foi aberta uma brecha na cidade, e todos os homens de guerra fugiram, e saíram de noite, pelo caminho da porta, entre os dois muros que estavam junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade ao redor), e foram pelo caminho da campina. Mas o exército dos caldeus seguiu o rei, e alcançaram Zedequias nas campinas de Jericó, e todo o seu exército se espalhou, abandonando-o. E prenderam o rei e o fizeram subir ao rei da Babilónia, a Ribla, na terra de Hamate, o qual lhe lavrou ali a sentença." – Jeremias 52:6-9.
Através dos tempos, nem a opinião contrária dos eruditos conseguiu impedir a ligação de Zedequias a este lugar. Como exemplo perfeito, o recanto em que a água escorre do tecto da gruta e forma um pequeno charco no chão: a lenda e a tradição denominam-no como o lugar das Lágrimas de Zedequias, alegadamente as lágrimas que derramou quando viu os seus filhos serem mortos pelos Caldeus. "E o rei da Babilónia degolou os filhos de Zedequias à sua vista e também degolou a todos os príncipes de Judá, em Ribla." – Jeremias 52:10.
Outros, preferem ligar este lugar à memória do último rei de Judá – Zedequias – , na sua fuga em direcção às campinas de Jericó, perante um rei Nabucodonosor vitorioso. "No mês quarto, aos nove do mês, quando a fome prevalecia na cidade, e o povo da terra não tinha pão, foi aberta uma brecha na cidade, e todos os homens de guerra fugiram, e saíram de noite, pelo caminho da porta, entre os dois muros que estavam junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade ao redor), e foram pelo caminho da campina. Mas o exército dos caldeus seguiu o rei, e alcançaram Zedequias nas campinas de Jericó, e todo o seu exército se espalhou, abandonando-o. E prenderam o rei e o fizeram subir ao rei da Babilónia, a Ribla, na terra de Hamate, o qual lhe lavrou ali a sentença." – Jeremias 52:6-9.
Através dos tempos, nem a opinião contrária dos eruditos conseguiu impedir a ligação de Zedequias a este lugar. Como exemplo perfeito, o recanto em que a água escorre do tecto da gruta e forma um pequeno charco no chão: a lenda e a tradição denominam-no como o lugar das Lágrimas de Zedequias, alegadamente as lágrimas que derramou quando viu os seus filhos serem mortos pelos Caldeus. "E o rei da Babilónia degolou os filhos de Zedequias à sua vista e também degolou a todos os príncipes de Judá, em Ribla." – Jeremias 52:10.
A época de actividade da pedreira
Como vimos, há quem advogue que o local está ligado às construções salomónicas. Mas, na verdade, situarmos a actividade desta pedreira no Período do Primeiro Templo requer provas mais substanciais que até ao presente não se encontram ainda disponíveis. O mais provável é que ela tenha começado a ser utilizada no Período do Segundo Templo, mais propriamente durante as enormes obras de construção levadas a cabo pelo Rei Herodes. Certo é que a dada altura a pedreira foi abandonada, e depois disso o acesso foi bloqueado. Crê-se, como atrás foi dito, que isso aconteceu durante a construção das muralhas já no século XVI (1535-1538), por Solimão. A seguir, a instabilidade da vida em Israel e o tempo, encarregaram-se de fazer esquecer a sua localização.
Mas sabemos, e isso sem qualquer sombra de dúvida, quando foram cortadas as últimas pedras desta pedreira. Aconteceu no século XX, em 1904, precisamente 50 anos depois da redescoberta de Barclay. Os Turcos, então em Jerusalém, erigiram na Porta de Jafa uma torre com um relógio, monumento que fazia parte de uma série de outros similares espalhados por todo o Israel. A pedra dessa torre veio da Caverna de Zedequias, que foi desmantelada nos anos 20, já durante o Mandato Britânico.
Como vimos, há quem advogue que o local está ligado às construções salomónicas. Mas, na verdade, situarmos a actividade desta pedreira no Período do Primeiro Templo requer provas mais substanciais que até ao presente não se encontram ainda disponíveis. O mais provável é que ela tenha começado a ser utilizada no Período do Segundo Templo, mais propriamente durante as enormes obras de construção levadas a cabo pelo Rei Herodes. Certo é que a dada altura a pedreira foi abandonada, e depois disso o acesso foi bloqueado. Crê-se, como atrás foi dito, que isso aconteceu durante a construção das muralhas já no século XVI (1535-1538), por Solimão. A seguir, a instabilidade da vida em Israel e o tempo, encarregaram-se de fazer esquecer a sua localização.
Mas sabemos, e isso sem qualquer sombra de dúvida, quando foram cortadas as últimas pedras desta pedreira. Aconteceu no século XX, em 1904, precisamente 50 anos depois da redescoberta de Barclay. Os Turcos, então em Jerusalém, erigiram na Porta de Jafa uma torre com um relógio, monumento que fazia parte de uma série de outros similares espalhados por todo o Israel. A pedra dessa torre veio da Caverna de Zedequias, que foi desmantelada nos anos 20, já durante o Mandato Britânico.
Memórias e fantasias
Esta é a história resumida de um lugar fascinante. Entre o que se sabe e o que desconhece, a caverna continuará a evocar memórias e fantasias. Diz-se que o profeta Jeremias a utilizou para esconder a Arca da Aliança e pô-la a salvo dos Caldeus. Memória ou fantasia?
As pedras permanecem mudas, elas não contam o que viram. Mas quem sabe, se um dia uma nova galeria não será descoberta e lance luz sobre o passado, e possamos finalmente vir a conhecer todos os segredos ocultos por milénios, 10 metros abaixo da Cidade Velha...
Esta é a história resumida de um lugar fascinante. Entre o que se sabe e o que desconhece, a caverna continuará a evocar memórias e fantasias. Diz-se que o profeta Jeremias a utilizou para esconder a Arca da Aliança e pô-la a salvo dos Caldeus. Memória ou fantasia?
As pedras permanecem mudas, elas não contam o que viram. Mas quem sabe, se um dia uma nova galeria não será descoberta e lance luz sobre o passado, e possamos finalmente vir a conhecer todos os segredos ocultos por milénios, 10 metros abaixo da Cidade Velha...
Fotografia: Eduardo Fidalgo / Bibliografia: The Secret Cave of Ancient Jerusalém
Eduardo Fidalgo
2 comentários:
Parabéns pelo texto muito rico em informações.
Sabe quanto paga para entrar?
Esse sitio arqueológico tem algum tipo de site online?
18 shekel
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