segunda-feira, 18 de abril de 2011

Páscoa - Pesach

.
.

Hoje é 18 de Abril de 2011, no calendário gregoriano. Ou seja, 14 de Nisan do ano 5771, no calendário judaico. É véspera de Pesach. O mesmo é dizer, véspera de Páscoa. Mas apenas no calendário judaico.

É a mesma Pesach que começou no Egipto, imediatamente antes da libertação de Israel, e que foi porta-voz da redenção da escravidão de um povo. A mesma que, séculos mais tarde, culminou num lugar chamado Gólgota (Caveira), em Jerusalém – Mateus 27:33, Marcos 15:22, Lucas 23:33 – onde, à luz do sol que já se escondia, ainda se perfilavam no horizonte as silhuetas de três cruzes. A cruz do meio recebeu o corpo de um Homem judeu chamado Yeshua (Jesus), a quem as Escrituras Judaicas até então produzidas (o Antigo Testamento) tinham antecipado sinais que desde há muito O identificavam como HaMashiach (O Messias) que havia de vir ao mundo, desta feita para a redenção da escravidão de um só povo – judeus e gentios (Romanos 1:16, 10:12, Gálatas 3:28, Colossenses 3:11).

Esta noite, pelo mundo fora, milhões e milhões de pessoas vão reunir-se à volta de uma mesa que acolherá não só os símbolos e as memórias daquela primeira Pesach, mas – e por causa das gerações que estarão presentes – também de outras Pesach, e que, por isso, tornarão possível que mais noites como esta se perpetuem. É uma noite de gratidão a Deus pelo passado, e de fé n’Ele para o futuro. Serão repetidos gestos centenários que já se tornaram parte da identidade de um povo, e que, por serem repetidos, se tornaram gestos firmes de uma cultura.

Esta noite, noite de Pesach, a Escola das Memórias vai, uma vez mais, fazer renascer os seus heróis, as suas batalhas, as suas bênçãos e as suas lágrimas. Por uma noite mais, os mais pequeninos irão fazer perguntas aos anciãos, as mesmas que são sempre colocadas e sempre respondidas nesta noite, sempre com o mesmo carinho, ano após ano. Por uma noite mais, todos irão beber o vinho em quatro ocasiões diferentes, agradecendo as bênçãos ou aguardando o cumprimento das promessas que eles representam. Amanhã, é 19 de Abril de 2011, no calendário gregoriano. Ou seja, 15 de Nisan do ano 5771, no calendário judaico.

É Pesach. Baruch HaShem.

Eduardo Fidalgo
.

1 comentário:

Shalom disse...

Desejo-vos uma Abençoada e Santa Pesach!